De volta

Compras x Telhado de Vidro

Todos nós, compradores, que vivenciam o mundo de COMPRAS, já ouviram que a nossa área é um “telhado de vidro”, que a Auditoria sempre está “de olho”, e isso posso provar, porque quando eu era Head de Compras, pelo menos a cada 6 meses, tinha uma auditoria interna pedindo documentos, e pelo menos uma vez ao ano, uma auditoria externa validando os processos, indicadores, evidências e tal…

Um dos medos de quando a Auditoria fizesse o trabalho deles, é estão certos em fazer, era ser pontuado com algum problema, ter que se explicar para o Board da Empresa, abrir plano de ação para corrigir os problemas, enfim deixava toda área ansiosa até sair o resultado.

Uma das ações que sempre fiz, foi de me antecipar as Auditorias, fazendo o mesmo trabalho que ia sabia que seria feito, então, eu tinha no meu time, de preferência, uma pessoa que não estava envolvida no dia a dia da área, que tinha um ritual mensal, de fazer por amostragem, uma auditoria e validar que todo processo estava correto. Isto me ajudou bastante a não ter autuações da Auditoria… além disso, fazia com que o time seguisse todos os protocolos e processos referente às políticas, regras e armazenamento da documentação de cada processo.

Feita essa introdução, vamos relacionar alguns dos temas mais polêmicos que temos atualmente nas áreas de Compras:

Ø Ética na cadeia de suprimentos: As empresas enfrentam dilemas éticos ao lidar com fornecedores que podem ter práticas questionáveis, como violações dos direitos humanos, trabalho infantil, condições de trabalho precárias ou impactos ambientais negativos. Decidir entre custos mais baixos e a responsabilidade ética pode ser um desafio.

Este tema de Ética, é talvez o mais importante, o que mais gera “suspeitas” de envolvimento ou favorecimento com fornecedores, ou de recebimento de presentes e “brindes” fora da política da empresa, para este ponto, com certeza é muito importante seguir as regras definidas, e qualquer dúvida, qualquer receio, compartilhar com a gerência da área, com a Diretoria, e até mesmo com os Comitês de Ética que hoje existem nas empresas.

Ø Sustentabilidade: Cada vez mais, há uma pressão sobre as empresas para adotar práticas sustentáveis em suas operações, o que se estende à seleção de fornecedores. Isso inclui a busca por materiais sustentáveis, redução do desperdício e da pegada de carbono na cadeia de suprimentos.

Como eu já disse em outros posts, artigos, é papel do Comprador Moderno, do Comprador 5.0, ser responsável em liderar o tema de ESG, de Sustentabilidade dentro das empresas, de exigir dos fornecedores, mas principalmente de praticar na empresa em que trabalha.

Ø Transparência e conformidade: A exigência de transparência total na cadeia de suprimentos é um tema polêmico. As empresas enfrentam desafios em garantir que todos os fornecedores sigam padrões éticos, legais e de conformidade, especialmente em cadeias globais complexas, vale ressaltar que não é só dos fornecedores, que precisamos exigir a transparência, e de todos, dos compradores, dos demais funcionários da empresa, da Gerência, da Diretoria, do ambiente interno e do ambiente externo.

Ø Relação com fornecedores: A negociação de contratos justos e equitativos, juntamente com práticas de pagamento éticas, é outro aspecto controverso. Algumas empresas enfrentam críticas por práticas que podem pressionar excessivamente os fornecedores a reduzir custos, o que pode afetar negativamente a qualidade ou as condições de trabalho, este é um tema mais antigo, mas infelizmente ainda existe, sabemos que atualmente o melhor modelo é de parceria com o fornecedor, do ganha – ganha para todos.

Ø Gestão de riscos: Lidar com riscos na cadeia de suprimentos, como interrupções, questões de segurança cibernética e instabilidade geopolítica, também é um tema desafiador. Encontrar um equilíbrio entre a eficiência na gestão de riscos e a necessidade de garantir a continuidade dos negócios é crítico, o tema de Gestão de Riscos é fundamental para manter qualquer empresa funcionando, operando normalmente e faturando, por isso, cada vez mais, vamos ouvir sobre Gestão de Riscos na área de Compras, existem empresas que já tem uma área voltada para gerenciar os riscos envolvidos em todo processo da cadeia de suprimentos.

A área de Compras enfrenta constantemente a pressão para equilibrar a busca por eficiência, custos mais baixos e qualidade com considerações éticas, sociais e ambientais. Encontrar esse equilíbrio é crucial para a reputação e a sustentabilidade a longo prazo das empresas.

E vocês, como estão estes temas nas áreas de Compras em que vocês atuam?

Fiquem a vontade de contribuir com mais informações e fatos sobre estas questões da área de Compras ser um verdadeiro “telhado de vidro” !!!

Profissional com 35 anos de carreira executiva na área de compras, Facilities, Real Estate, Gestão Patrimonial, Gestão & Otimização de Gastos/Orçamento, Finanças e Controladoria, com forte integração com clientes internos e externos, Stakeholders, Alta Direção(C-Level), sendo que nos últimos 20 anos atuei com presença global na América Latina, Portugal, Espanha e Estados Unidos.
Toda essa experiência profissional permitiu abrir minha empresa: A Bauke Consultoria, onde trabalho para promover maior eficiência e lucratividade para pequenas, médias e grandes empresas por meio da reestruturação da área de compras e qualificação da equipe de compradores, buscando gerar um crescimento sustentável para toda a cadeia.

Deixe Uma Resposta

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo