De volta

Estruturação da Área de Compras

Geralmente é muito comum que a área de Compras das empresas não tenha uma estrutura bem definida, o que faz com que o Comprador, faça de tudo um pouco, cuide da parte burocrática, cadastro fornecedor, homologação, negociações, emissão de pedidos, geração de Contratos, recebimento de Notas Fiscais, validações, indicadores, ou seja, o comprador tem inúmeras atividades que precisa realizar ao mesmo tempo…

Se formos olhar para as questões de Compliance, de melhores práticas, de uma organização mais bem estruturada, o ideal é que a estrutura de Compras, seja dividida em pelo menos 3 setores:

✔Operacional:
E a área transacional de Compras, onde se faz a emissão de pedidos, funções analíticas, gestão de dados, controles, recebimento de mercadorias, entrada de notas fiscais etc.
Essa área, em diversas empresas, não está mais diretamente ligada a Compras, e sim faz parte do CSC das Empresas.

✔Tática:
É o departamento que será responsável pela gestão de fornecedores, gestão de contratos, negociações da curva B, as vezes da curva A de gastos, adotando modelos de negociação mais comuns, tradicionais.

✔ Estratégica:
Nesta área é onde teremos os projetos mais importantes, como Sustentabilidade ou ESG, controle desempenho de fornecedores, negociações de parcerias estratégicas, negociação da Curva A via Strategic Sourcing ou parcerias. Também faz a gestão de Riscos, gestão de valores, e acompanhamentos das metas.

Em muitas empresas, existe uma quarta área, que é a de Inteligência em Compras, onde geralmente ficam toda parte de indicadores, gestão de demandas e categorias, toda parte de indicadores econômicos/externos, é uma área de apoio e suporte aos demais departamentos de uma estrutura de Compras.

E você ? Trabalha neste tipo de estrutura ? Ou ainda Não ? Comentem!!

Profissional com 35 anos de carreira executiva na área de compras, Facilities, Real Estate, Gestão Patrimonial, Gestão & Otimização de Gastos/Orçamento, Finanças e Controladoria, com forte integração com clientes internos e externos, Stakeholders, Alta Direção(C-Level), sendo que nos últimos 20 anos atuei com presença global na América Latina, Portugal, Espanha e Estados Unidos.
Toda essa experiência profissional permitiu abrir minha empresa: A Bauke Consultoria, onde trabalho para promover maior eficiência e lucratividade para pequenas, médias e grandes empresas por meio da reestruturação da área de compras e qualificação da equipe de compradores, buscando gerar um crescimento sustentável para toda a cadeia.

Deixe Uma Resposta

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo