De volta

Processos de Compras

Em 35 anos de carreira, muitas vezes me deparei com processos lentos, burocracias e obstáculos que impediam a agilidade e a otimização das operações de compras.

Hoje, gostaria de compartilhar com vocês algumas estratégias práticas para acabar com esses desafios e alcançar uma área de compras altamente eficaz.
Vamos lá!

1️⃣ 𝐒𝐢𝐦𝐩𝐥𝐢𝐟𝐢𝐪𝐮𝐞 𝐨𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨𝐬: Identifique os gargalos e fluxos de trabalho desnecessários. Simplificar os processos de compra pode reduzir o tempo gasto, eliminar retrabalho e aumentar a produtividade da equipe.
Uma forma de fazer isso é implementar sistemas de automação de compras que simplifiquem o processo de solicitação, aprovação e emissão de pedidos, reduzindo a dependência de papéis e e-mails.

2️⃣ 𝐄𝐦𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫𝐞 𝐚 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐞 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐚𝐬: Delegue responsabilidades e empodere sua equipe para tomar decisões assertivas. Isso agiliza o processo de compra e estimula a proatividade dos colaboradores.
Capacite sua equipe com treinamentos e forneça autonomia para eles negociarem os contratos, selecionarem os fornecedores e tomarem decisões estratégicas.

3️⃣ 𝗙𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗮 𝗰𝗼𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮çã𝗼 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮: Quebre as barreiras entre as áreas e promova uma comunicação eficiente entre compras, finanças e demais departamentos. Isso elimina retrabalhos e alinha objetivos em prol da eficiência.
Reuniões periódicas entre as equipes de compras e finanças para discutir metas, alinhar estratégias e compartilhar informações relevantes pode ser uma medida simples, mas que pela minha experiência gera muitos resultados.

4️⃣ 𝐀𝐝𝐨𝐭𝐞 𝐭𝐞𝐜𝐧𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚𝐬 𝐢𝐧𝐨𝐯𝐚𝐝𝐨𝐫𝐚𝐬: Utilize ferramentas tecnológicas avançadas para otimizar processos e aumentar a visibilidade das informações. Isso agiliza a análise de dados, reduz erros e permite tomadas de decisão embasadas.
A Implementação de um sistema integrado de gestão de compras que permita o monitoramento em tempo real do desempenho, rastreamento de pedidos e análise de indicadores – chave é uma ferramenta de gestão indispensável para tomada de decisões estratégicas.

5️⃣ 𝐂𝐮𝐥𝐭𝐢𝐯𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐜𝐞𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭é𝐠𝐢𝐜𝐚𝐬: Estabeleça relacionamentos sólidos com fornecedores confiáveis e estratégicos. Isso não só garante qualidade e prazos de entrega, mas também promove negociações mais vantajosas e parcerias de longo prazo.
Uma forma de fazer isso é Identificar fornecedores-chave e estabelecer acordos de parceria que beneficiem ambas as partes, como descontos progressivos, compartilhamento de informações e desenvolvimento conjunto de produtos.

𝐀𝐨 𝐢𝐦𝐩𝐥𝐞𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐞𝐬𝐬𝐚𝐬 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭é𝐠𝐢𝐚𝐬, 𝐬𝐮𝐚 𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫á 𝐧𝐨 𝐜𝐚𝐦𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐞𝐥𝐢𝐦𝐢𝐧𝐚𝐫 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐞 𝐛𝐮𝐫𝐨𝐜𝐫𝐚𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐢𝐦𝐩𝐚𝐜𝐭𝐚𝐦 𝐧𝐞𝐠𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐧𝐚 á𝐫𝐞𝐚 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐚𝐬.

Lembre-se de que cada organização tem suas particularidades. Adapte essas práticas.

Profissional com 35 anos de carreira executiva na área de compras, Facilities, Real Estate, Gestão Patrimonial, Gestão & Otimização de Gastos/Orçamento, Finanças e Controladoria, com forte integração com clientes internos e externos, Stakeholders, Alta Direção(C-Level), sendo que nos últimos 20 anos atuei com presença global na América Latina, Portugal, Espanha e Estados Unidos.
Toda essa experiência profissional permitiu abrir minha empresa: A Bauke Consultoria, onde trabalho para promover maior eficiência e lucratividade para pequenas, médias e grandes empresas por meio da reestruturação da área de compras e qualificação da equipe de compradores, buscando gerar um crescimento sustentável para toda a cadeia.

Deixe Uma Resposta

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo